Educação integral nos quatro quadrante do cosmos ED644919

Educação integral nos quatro quadrante do cosmos

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EDUCAÇÃO INTEGRAL NOS QUATRO QUADRANTE DO COSMOS | VERSÃO E-BOOK | PDF | 144 PÁGINAS A4


As relações e práticas em sociedade, de forma geral, seja no aspecto cultural, social, político, econômico ou educacional estão apoiadas numa visão de homem e de universo fragmentada. Esta dissertação fundamentada numa abordagem qualitativa, com emprego da estratégia estudo de caso materializa uma investigação em uma escola da Região Metropolitana de Recife, PE com o objetivo mais amplo de compreender sua concepção de educação integral. Este estudo envolveu as matrizes conceituais e o suporte teórico-filosófico do paradigma da Educação Integral e da Teoria Integral de Ken Wilber, mais especificamente os Quatro Quadrantes do Kosmos, a fim de possibilitar uma compreensão o mais ampla possível e inclusiva de uma experiência que tem como um de seus objetivos a formação humana. O estudo de caso envolveu a análise de documentos, a observação direta e as entrevistas num processo de triangulação. Os resultados apontam a complexidade de compreensão e de implementação de uma educação integral. A escola pesquisada toma esta educação como sendo aquela que busca desenvolver o ser humano em seus mais variados aspectos ou dimensões, contudo permanece o desafio de operacionalizar este conceito no cotidiano escolar e na prática do professor. Indica-se e aponta-se a possibilidade de compreensão da experiência investigada de educação integral a partir de quatro dimensões, uma subjetiva que correspondeu às experiências educacionais e tratou do “intencional” de onde emergem as experiências individuais, sensações, impulsos, emoções, sentimentos, pensamentos, intenções dos envolvidos na escola. Uma dimensão objetiva (o comportamento educacional) que envolveu o “comportamental” através da estruturação física e seus múltiplos desdobramentos. Uma dimensão intersubjetiva (a cultura educacional) que comportou uma visão sobre o “cultural”, ou seja, os valores compartilhados, sentido difundido e crenças. E por fim a dimensão interobjetiva (os sistemas educacionais) que contemplou o “social” com suas macroestruturas, os grupos sociais, os comportamentos partilhados e as organizações sociais. Situou-se a possibilidade de realização de uma educação que visa à integralidade em que pese os constrangimentos sócio-culturais, contudo, indicou-se os limites deste tipo de experiência.


RICHARDSON SILVA

  • Mestre em Educação pela UFPE.
  • Especialista em Direito Público, Gestão Pública e Políticas Públicas.
  • Graduado em Direito pela UNICAP-PE.
  • Professor Universitário e Cursos de Especialização há 20 anos.
  • Professor de Cursos Preparatórios para Concursos.
  • Delegado Especial de Polícia Civil em PE.
  • Membro de Comissão Organizadora de Concurso Público.
  • Membro do Instituto Brasileiro de Direito da Informática.
  • Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.
  • Tutor da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Segurança Pública.
  • Pesquisador do Observatório das Periferias da UFPE.
  • Ex-Gestor Técnico de Articulação da Secretaria de Defesa Social de PE.
  • Ex-Assessor Jurídico da Secretaria de Defesa Social de PE.
  • Ex-Diretor da Academia de Polícia Civil – Campus Recife.
  • Palestrante.
  • Escritor.

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