Livraria Garcia, para pequenos e novos escritores e autores independentes. Publicação e impressão de pequenas e grandes tiragens. Aceitamos livros de todos os gêneros. Venha expor seu livro conosco!
SOBRE O LIVRO
FORMATO 18,7X25,5 | 398 PÁGINAS
Você, que quer conhecer a Origem, a História e os Fundamentos Matemáticos dos Calendários Romano, Juliano, Gregoriano, Islâmico, Judaico (Hebraico), Maia e Juliano/ Gregoriano Prolépticos, encontrará nesta obra descrições claras e a definição descomplicada da sua lógica matemática, com registro de várias curiosidades envolvendo os calendários.
Você conhecerá o objetivo de cada povo ao medir o tempo, uns para atender rituais e crenças religiosas, outros buscando harmonizar essa contagem com as estações do ano, etc. Esta obra convida o leitor a embarcar nessa divertida viagem e ampliar seus conhecimentos nesses temas. Aproveite e divirta-se!
Nesta obra, à qual me dediquei por 10 anos, abordo os principais calendários: Romano, Juliano, Gregoriano, Islâmico, Judaico e Maia. Passo pela história de cada um deles, seu fundamento matemático e o modo como transformar matematicamente uma data de um calendário para a de outro.
Registrei algumas curiosidades: por exemplo, Isaac Newton nasceu em 25/12/1642 d.C. ou 4/1/1643d.C.?
São abordados cinco Métodos de Cálculo do Dia da Semana para determinada data no Calendário Juliano ou Gregoriano. Pelo menos um é inédito.
Foram escolhidas datas históricas para o cálculo do dia da semana. Para isso, foram criadas “Notas” sobre os eventos ocorridos nessas datas, ao todo, 65, que enriquecem a obra e estão no final do livro. Exemplo: Isaac Newton, um dos maiores matemáticos e físicos da humanidade, previu o “Término do Mundo” para 2060 d.C.
Faço uma projeção para o ano de criação de Adão, regredindo a partir da Data de “Destruição do 2º Templo”, em Jerusalém, e comparo essa projeção com a indicada no livro Mapping time, de E. G. Richards, que chega ao ano 3761 a.C., início do atual Calendário Judaico.
São analisados os Calendários Maias Haab e Tzolkin. O Calendário de Longa Duração cita 21/12/2012 d.C., defendida por alguns, como a previsão maia para o fim do mundo.
É desvendado o Calendário Judaico, um dos mais complexos com que lidei.
São abordadas as ferramentas disponíveis na internet para correlação entre datas de diversos calendários, e feitas críticas construtivas, sugerindo melhorias.
O Calendário Juliano iniciou em 46 a.C. e durou até 4/10/1582 d.C., quando acumulava 10 dias de erro (atraso) em relação ao Sol. Por isso, o Calendário Gregoriano considerou que o dia 4/10/1582 (último dia do Calendário Juliano), quinta-feira, seria seguido de 15/10/1582 (1º dia do Calendário Gregoriano), sexta-feira. Assim, foram eliminados 10 dias (5 a 14) no mês de outubro de 1582 para o Calendário (Gregoriano) se harmonizar com as Estações do Ano (Sol).
São analisados os Calendários Juliano e Gregoriano Prolépticos. O CJP – Calendário Juliano Proléptico é o Calendário Juliano projetado para trás, a partir de 46 a.C. O Calendário Gregoriano Proléptico é o Calendário Gregoriano projetado para trás, a partir de 15 de outubro de 1582. Por exemplo, 1º de janeiro de 4713 a.C. (CJP) corresponde a 24 de novembro de 4711 a.C. (CGP). Se considerarmos apenas o CJP, essa data indicaria erradamente que a região ocupada hoje pelo Brasil estaria no verão, mas pelo CGP, a região estaria, corretamente no final da primavera.
Tudo isso o leitor poderá desfrutar ao ler cada página desta obra.s conhecimentos nesses temas. Aproveite e divirta-se.
SOBRE O AUTOR
Eu sou ALMIR BUZATO, capixaba, professor de Matemática por 18 anos, escritor e engenheiro formado pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Espírito Santo.
Como professor, lecionei nos ensinos fundamental e médio, em estabelecimentos públicos municipais e estaduais, bem como na rede privada, como a Faculdade FAESA (Vitória/ES), e na Universidade MIT, atual Univale (Governador Valadares/MG), no Curso de Engenharia Mecânica.
Como engenheiro trabalhei na Usiminas, Cenibra, CST, Centroprojekt do Brasil, Ecoaqua, Foz do Brasil, Sanevix e Secis. Foram 46 anos de serviço.
Além deste livro, escrevi os romances Juana: sonho ou realidade? e O segredo tropical.
Email de contato:
buzatoalmir@gmail.com
Livraria Garcia, para pequenos e novos escritores e autores independentes. Publicação e impressão de pequenas e grandes tiragens. Aceitamos livros de todos os gêneros. Venha expor seu livro conosco!